Recentemente andei pensando sobre aulas para crianças... Estou com duas alunas pequenas na minha turma de sábado, já havia dado aula para algumas pequenas no Sul e assisti a uma Baby Class (só o início) de Dança do Ventre na Bele Fusco... Eu achei a aula tão fofa e a professora ensinando com um método tão interessante, empolgante e diferente (que incluía brincadeiras infantis no aprendizado de ritmos árabes) que fiquei tentada a escrever sobre isso...
Todos sabemos que o aprendizado infantil é diferente do adulto. Na criança é importante despertar seu interesse para que ela participe da aula, mas prender sua atenção sempre é um desafio... Também é importante lembrar que não é sempre que a criança está preparada para levar a dança como uma profissão, ou como algo a ser encarado com muitas responsabilidades, por isso mamães, cuidado ao exigirem demais das suas filhotas! Lembrem-se de que elas são crianças e precisam descansar, brincar, comer, correr, se sujar e, principalmente, elas precisam de rotina de criança, vida de criança.
Um pequeno poema sobre isso:
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré, mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá, mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem sí, mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu e diz que caiu do céu.
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina, mas depois esquece todas as danças, e também quer dormir como as outras crianças.
(Cecília Meireles)
A dança está ligada a imaginação, ao sonho e ao lúdico, ao brincar; por isso ajuda a criança a se expressar melhor e externalizar sentimentos e emoções. Cabe ao professor compartilhar o seu saber de maneira interessante e, assim, ajudar a criança a experimentar a dança...
Pesquisando sobre isso me deparei com frases reflexivas de uma bailarina clássica sobre aulas de dança para crianças, compartilho com vocês:
"Dançar e Sonhar
- A Dança nasce da necessidade de se dizer o indizível, pois nada é mais revelador que o próprio gesto.
- Procuramos trabalhar na criança essa linguagem corporal, essa universalidade, para que se consiga um interior rico em potencialidades. A criança que pratica uma atividade física, seja ela qual for, desde que bem orientada, tem uma vida mais saudável.
- Aquele que deseja ser professor de uma criança precisa compreendê-la em sua totalidade, sua alma, seu viver, seu pensar e seu sentir.
- Não fortalecerás a dignidade e o potencial da criança se subtraíres a iniciativa de sua liberdade.
- O Professor não ensina, ele ajuda o aluno a aprender, portanto o conhecimento pode ser transmitido, mas o saber e a aprendizagem só podem ser construídos.
- Na dança não é suficiente apenas sentir o que se faz, mas transmitir o que se sente.
- A criança que cresce em um ambiente rico em estímulos é mais apta, mais saudável e mais feliz.
- Não se trata de deixar a criança fazer o que quer, mas levá-la a querer tudo aquilo que faz.
- A criança aprende mais através do elogio e do prazer do que pela censura e frustração.
- Professores despreparados + Mau ensino da Técnica = talentos desperdiçados e físicos deformados.
- Na medida em que o educador está melhor preparado, assim será respeitado por seus alunos e despertará neles o interesse pelo estudo e pela profundidade dos conhecimentos.
- O impossível pode ser dividido numa série de pequenos possíveis."
- Professora, Coreógrafa Maitre de Ballet Clássico
- Diretora da Academia Wanda Bambirra
- Dentre os diversos cursos no Brasil e no exterior, destacam-se:
- Instituto Nacional de Belas Artes(IMBA)/México
- II Encontro Latino Americano sobre Ensino Artístico (incluindo curso de Psicoballet Dançaterapia). Hawana/Cuba
- Royal Academy of Dancing e The Urdang Academy of Ballet. Londres/ Inglaterra
- I Congresso Internacional sobre Dança. Rio de Janeiro/Brasil
- Aptidão Física e Saúde da Criança - Associação Médica de Minas Gerais.
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